23 de março de 2013

Melhorando Campanhas - O papel do background

Que background é esse meu filho?
Quem mestra algum RPG sabe o quanto um personagem com um background interessante pode ajudar a abrilhantar a sua campanha. Uma realidade que vejo, entretanto, são os jogadores que se preocupam pouco com esse aspecto da ficha do personagem e gastam muito tempo preparando uma ficha eficiente, para não dizer overpower. Hoje quero falar um pouco desse assunto e, quem sabe, inspirar os jogadores a preparem personagens mais interessantes.

Um RPG tradicional, como o Dungeons and Dragons, depende muito do mestre para ser bem sucedido, afinal sem um bom mestre o jogo não empolga e tende ao esquecimento. Colocar a culpa do fracasso da campanha exclusivamente no mestre é, entretanto, extremamente injusto. O RPG é construído em conjunto - mestre e jogadores - e isso não pode ser contestado.

Um personagem interessante dá vida a uma campanha, dá ideias para o mestre e isso mantém o jogo vivo por muito mais tempo. Imaginem a motivação do seu mestre em gastar o tempo dele preparando a sessão de jogo para um grupo de personagens sem histórico, sem maneirismos e que mal interagem com os NPCs? Nenhuma certo?

A minha dica de hoje é: pense não só na ficha do seu personagem, crie uma história bacana para ele, crie problemas para a vida dele, interaja com os NPCs que encontrar e ajude o seu mestre a construir a campanha. 

Trago a vocês dois exemplos do meu grupo, que eu acho que ajudam e muito os mestres das campanhas que jogamos a montar aventuras. 

O primeiro exemplo é da minha mesa de Dark Sun 4e, o background feito por Felipe, que está no nosso primeiro podcast. Percebam como um background simples pode dar muitas ideias bacanas para o mestre: Background Dark Sun 4e

O segundo exemplo é do meu personagem na nossa mesa de Tormenta RPG (sim, eu não sou muito criativo com nomes de personagens): Minsc - Capitão Doherimm

Percebam que os dois backgrounds são bem diferentes no estilo, mas os dois alcançam o objetivo: criar um personagem interessante e que ajuda o mestre a desenvolver uma campanha mais viva e isso é o mais importante. 

E vocês, o que acham do tema? E dos nossos backgrounds?

Como o pessoal vê o meu personagem.