29 de maio de 2014

Basic Dungeons and Dragons - O que isso quer dizer?

Ontem (27/05/2014) o Mike Mearls, principal nome por trás da nova edição do D&D, escreveu na coluna Legends and Lore no site da Wizards sobre o Basic D&D e como as regras básicas da nova edição serão gratuitas. Obviamente a internet reagiu à notícia e como sempre tivemos muita besteira sendo dita por aí. Como eu tô mega empolgado com a nova edição e vou falar sobre tudo que sair para ela e hoje eu falarei um pouco sobre essa novidade.

O Basic D&D será um pdf, que será lançado gratuitamente em meados de Julho, mesmo período em que começam as vendas do D&D Starter Set. Nesse pdf teremos todas as regras essenciais do jogo, as classes mais icônicas (guerreiro, ladino, mago e clérigo) do nível 1 ao 20, além das raças clássicas (anão, elfo, halfling e humano). Tudo isso gratuitamente. Massa né?

Segundo a coluna, a ideia é que todos tenham acesso a nova edição e experimentem o sistema. Se para o público isso é ótimo, para eles pode ser melhor ainda. Aparentemente a Wizards aposta tanto na nova edição que ela sabe que você vai experimentar as regras básicas e querer migrar para a versão mais completa, ofertada pelos 3 livros básicos. Acreditem, esse é um grande passo para o D&D.

E se as regras básicas serão gratuitas, podemos imaginar que a Wizards estaria novamente cogitando abrir o seu sistema para a contribuição de terceiros, como na era da 3e. As aventuras oficiais serão feitas pela Kobold Press e isso aponta que a Wizards pode estar menos egocêntrica, como foi durante a era 4e.

Honestamente eu acredito que essa será the one edition, the edition to rule them all. A Wizards está acertando em muita coisa e agradando fãs de todas as edições. Menos os trolls, porque esses nem Tolkien agrada. E vocês, o que acharam dessa notícia?